Cozinhar: um ato de amor, cuidado, resistência e construir novas conexões
- vanessacharnoski
- 15 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Cozinhar para mim, tem o sentido de afeto e cuidado. Gosto de fazer comida de verdade, brincar com os cheiros, gostos, sabores e experimentar pratos diferentes.
Adoro a sensação de transformar ingredientes simples em pratos deliciosos.
É como presenciar um pequeno milagre: ovos, leite, manteiga e trigo se unem para dar vida a um bolo fofinho e saboroso. A cada nova receita que experimento, me encanto com a infinidade de possibilidades que a culinária oferece.
Agora, enquanto escrevo, sinto o cheiro de comida vindo da casa vizinha. Que maravilha!
Ah, falando em vizinhos e comida, acabei de lembrar do filme "O Pior Vizinho do Mundo", com Tom Hanks, no qual o personagem desenvolve um vínculo forte com sua vizinha, que sempre levava um prato para ele. Um simples prato, feito com amor e cuidado, pode ser o início de uma grande amizade, de uma conexão genuína que se baseia na partilha e no respeito mútuo.
Em tempos em que tudo precisa ser rápido, a comida industrializada impera e as relações se tornam cada vez mais superficiais. Cozinhar comida de verdade é um ato de resistência, de cuidado consigo e com o outro. É ter a certeza da procedência dos ingredientes, sentir o cheiro, misturá-los com carinho, experimentar e se deliciar com o resultado.
Comida fast food não tem sabor, cor e cheiro de verdade! Ali quase tudo é artificial.
Acredito que a comida pode ser um elo importante na construção de novas amizades e no fortalecimento de laços existentes. Quando alguém faz um bolo de presente ou leva um prato especial para uma confraternização, está demonstrando cuidado e carinho.
É um gesto que abre portas para conversas, para a troca de experiências e para a criação de vínculos genuínos.
Se você tem dificuldade em puxar assunto em um novo ambiente, experimente levar algo que você mesmo fez. Observe a reação das pessoas. A comida pode ser um ótimo ponto de partida para conversas interessantes e para a construção de novas relações.
Divaguei bastante por aqui, mas espero que esta reflexão faça sentido para você. Cozinhar é um ato de amor, de cuidado, de resistência e de conexão. Que possamos cada vez mais valorizar esse poder transformador da comida em nossas vidas.
Comments