REFLEXÃO SOBRE ANSIEDADE
- vanessacharnoski
- 11 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 31 de out. de 2023

Para a Gestalt-terapia a ansiedade faz parte da nossa condição humana, que nos move, sinaliza algo que está acontecendo e grande geradora de transformação e não há ser humano sem ansiedade segundo o professor Ênio Brito Pinto em seu livro Dialogar com a ansiedade - uma vereda para o cuidado.
A ansiedade por sua vez aparece de forma desagradável, porém, este incômodo do nos leva para um lugar de transformação e cuidado, que infelizmente muitas vezes não acontece, pois queremos abafar àquilo que sentimos com medicamentos (não quero tirar a importância deles, mas a forma como eles são usados) e “fórmulas mágicas”, assim, nos anestesiando e perdendo a oportunidade de construir novas ferramentas e autossuporte.
A transformação acontece quando olhamos com atenção para o que está acontecendo e o que estamos sentindo, mesmo que isso muitas vezes nos tire fora do lugar - às vezes é preciso fazer algum movimento para que a mudança aconteça.
Quando eu falo da ansiedade como forma de cuidado é quando nos organizamos para algum evento e com isso estudamos, ensaiamos, conhecemos o espaço onde vamos ficar, ou seja, nos preparamos da melhor forma com os recursos que temos naquele momento.
Quando atravessamos a ansiedade, escutando-a atentamente e dialogando com ela podemos descobrir recursos preciosíssimos para a nossa construção como pessoa.
Para a ansiedade não se tornar patológica é preciso lidar da melhor forma com ela, isto é, olhar com mais atenção para as nossas sensações, mesmo que isso seja ruim no memento, isso faz parte da nossa existência, pois se deixarmos de lado, uma hora ou outra pode manifestar-se de maneira intensa.
Faz sentido?
Com carinho,
Vanessa ❤️





Comentários